Planejamento previdenciário
O que é? Por que se tornou indispensável com a Reforma da Previdência?
É sabido que com a entrada em Vigor da Emenda Constitucional 103/2019, a tão temida Reforma da previdência, houveram mudanças significativas na concessão dos benefícios previdenciários.
Assim, os planos de muitos segurados que idealizavam a aposentadoria foram modificados.
Com todas as mudanças e regras de transição o Planejamento Previdenciário que já era importante, tornou-se indispensável.
Mas afinal o que é o planejamento previdenciário?
O planejamento previdenciário pode ser conceituado como a projeção da Aposentadoria do Segurado ou daquele que pretende se filiar à Previdência Social ou Privada.
Só com o planejamento previdenciário é possível responder os seguintes questionamentos:
Qual será o valor da aposentadoria concedida? É possível aumentá-lo? Qual o momento certo de requerer a aposentadoria? Qual dos benefícios é mais vantajoso? Já contribui por tempo suficiente? Devo continuar recolhendo contribuições? E se eu ficar doente, quanto receberei a título de benefício por incapacidade, entre outras.
Logo, por ser o meio de solução destes questionamentos é evidente a indispensabilidade do Planejamento Previdenciário.
Ao realizar um planejamento previdenciário o profissional observará todas as regras gerais e de transição para concessão do benefício, assim como realizará os cálculos sendo que ao final serão traçadas estratégias para garantir que o segurado obtenha o melhor benefício a que tenha direito.
Lembre-se, o INSS tem o dever legal de informar e conceder ao Segurado o melhor benefício a que faz jus, porém, na prática isso não acontece, e neste momento surge a importância do profissional qualificado que o instruirá no momento de buscar o benefício que na maioria dos casos é a única renda do Segurado na inatividade ou incapacidade laborativa.